restituição/compensação do ICMS

Restituição do ICMS na base PIS COFINS

A decisão do STF declarou a inconstitucionalidade da parcela do ICMS, para que esta não componha a base de cálculo do PIS/COFINS. Assim, todos os contribuintes têm a oportunidade de requerer a restituição do ICMS na base PIS COFINS, mas apenas dos últimos 5 anos, bem como interromper a cobrança.

Mas afinal de contas, o que é ICMS, PIS e COFINS?

Para o cálculo do PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) considerava-se não apenas a receita bruta da empresa, mas também os valores pagos a título de ICMS (imposto sobre operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação).

Contudo, esse valor pago pela empresa passava a integrar a receita do Estado ou Município, e não da pessoa jurídica, não havendo razão em considerar tais valores no cálculo dos impostos federais já citados.

Frente a esse cenário, após decisão judicial, o ICMS passou a ser excluído da base de cálculo do PIS COFINS, abrindo a possibilidade de o contribuinte requerer a restituição e/ou compensação dos valores já pagos.

Contudo, a restituição e/ou compensação poderá ser feita administrativamente, via PERDCOMP, embora possa haver resistência pela Receita Federal quanto o que seria esta exclusão do ICMS, p. ex., o destacado em nota fiscal ou não.

Outra opção é o contribuinte ingressar com ação judicial, buscando algo mais amplo do que o entendimento da Receita Federal, uma vez que não é possível de ser solicitada administrativamente. Com isso é imprescindível o ajuizamento de uma ação judicial com esse propósito.

Além do mais, a Receita continua cobrando o contribuinte com a inclusão do ICMS, servindo a ação judicial para parar a cobrança e restituir os valores pagos.

Sendo assim, se a situação lhe parecer familiar, não hesite em procurar um profissional qualificado e de sua confiança, para analisar a situação e, se for o caso, atuar na demanda e fazer jus aos seus direitos.

Para mais detalhes contate nosso especialista pelo WhatsApp.

Compartilhar Publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Últimas publicações

Endereço

Rua Francisco Tolentino, 312, Centro Florianópolis/SC – CEP: 88010-200

Atendimento: Das 08h30 às 18h00.